Este Blog pretende ser um veiculo de informação entre todos os sócios e simpatizantes do Grupo Cultural e Recreativo Santa Maria de Ribeiros. Com este blog aspiramos estar mais perto dos sócios e simpatizantes e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e ao mesmo tempo preparar o Grupo para uma nova realidade: a sociedade da informação.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tradicional Cortejo de Oferendas em Ribeiros


Angariação de fundos para a beneficiação da Igreja Paroquial


A Comissão Fabriqueira da Igreja Paroquial de Ribeiros e o Grupo Coral, realizaram no passado domingo, dia 26 de Outubro, um tradicional cortejo e leilão de oferendas com o intuito de angariar verbas para as obras de restauro da Igreja Paroquial de Ribeiros.
Cerca das 14h30, e beneficiando de uma agradável tarde solarenga, teve início o tradicional desfile das viaturas e tractores particulares devidamente ornamentados, onde se transportava a preciosa carga de donativos que iriam a leilão.
O desfile percorreu a rua central da Freguesia de Ribeiros até á Igreja. Muitas foram as pessoas que saíram à rua para contemplar o desfile e a festa que também era sua, não escondendo algumas a alegria por ter sido retomada uma tradição que era recorrente em tempos nesta terra. Esta iniciativa teve como mentor o Padre José Maria que propôs á Comissão Fabriqueira e ao Grupo Coral a organização, e desafiou todos os paroquianos a contribuir em conformidade com as suas possibilidades, desafio esse que foi amplamente aceite, confirmando-o o elevado numero de oferendas para leilão. No final do desfile teve lugar na Igreja Paroquial uma missa em todos os participantes assistiram, para de seguida começar o leilão.
Foram a leilão os mais diversos géneros, desde batatas a cebolas, feijão, enchidos, vinhos, bolos, pão, abóboras, lenha e não faltaram os habituais animais vivos. Foi um leilão bastante disputado e marcado pela boa disposição e algum despique saudável entre os licitadores, que provocou enumeras vezes o riso geral entre os presentes.
No final os agradecimentos a todos os que de forma desinteressada se juntam em torno desta causa e contribuíram solidariamente para que as tão almejadas obras se concretizem o mais rápido possível.
Ricardo Fernandes

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ORFEÃO DE RIBEIROS ACTUA NO TEATRO S. LUIZ

Encontros de Coros do Chiado




O Orfeão do Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros participou no passado dia 19 de Outubro (Domingo) num encontro de coros no Chiado, a convite do Grupo Coral Renascer Chiado e da Junta de Freguesia de Mártires – Lisboa por ocasião do 3º aniversario do Coro Renascer Chiado.
O encontro de coros realizou-se pelas 17h, na sala Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz em Lisboa, e contou com a participação, para além do Orfeão do Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros e do Coro Renascer Chiado (coro anfitrião), do Grupo Coral Ares Novos (Alverca – Vila Franca de Xira).
A Junta da Freguesia dos Mártires – Lisboa criou e organizou o Grupo Coral Renascer Chiado em Maio de 2005, fruto da vontade de fazer renascer um dos bairros mais característicos da cidade de Lisboa – o Chiado, e com o intuito de curar as feridas da memória colectiva daquele fatídico dia de Agosto de 1988, em que as chamas destruíram grande parte da freguesia. Como podem imaginar, foi uma enorme honra e sentido de responsabilidade que os responsáveis e coralistas do Orfeão de Ribeiros aceitaram participar neste invento.
O Orfeão de Ribeiros dirigida pelo Director Artístico – Sr. José Rodrigues, interpretou as seguintes canções: Silêncio, que Deus está aqui! (Anónimo/letra – J. Costa Gomes), Ave Maria (Jacob Arcadel), Mar Calmo (J. Heim/Letra – J. Costa Gomes), Valsa Rústica nº VIII interpretada a solo pelo pianista André Nogueira (Ruy Coelho), Ilhas de Bruma (Tradicional Açores) e Milho Verde ( Popular da Beira Baixa).
O muito público que encheu o Sala Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz elogiou “a alegria contagiante e o empenho do elementos do Orfeão de Ribeiros” bem como a “qualidade da actuação”.
Nesta tarde que se passou de forma muito agradável, cada coro fez uma apresentação de cerca de 20 minutos, terminado com a união dos 3 coros em palco a interpretar a música "Canticorum".

PATROCINIOS